A tradição de decorar ovos está estritamente ligada à celebração da Páscoa, muito comum nos países do leste europeu. Decorar ovos se tornou um tipo de artesanato muito popular que vai além de motivos religiosos. Usaremos como exemplo a Polônia e os ovos pisanki.
.
Origem:
A palavra pisanki vêm do pisać, que, por sua vez, significa “escrever” em polonês. A casca do ovo é vista como se fosse um papel em branco a ser preenchido, seja na forma de desenhos ou textos. Os desenhos, no seu conjunto, formam um tipo de narrativa ou uma história. Trata-se de uma arte muito antiga: o ovo mais velho encontrado até agora, pintado com o uso das mesmas técnicas de hoje, data do século X. Esse fato nos confirma que era uma forma de arte muito popular antigamente e que, muito provavelmente, a arte de decorar ovos tenha surgido antes mesmo do século X.
O ovo, um símbolo pagão que simboliza o renascimento da natureza, é diretamente ligado à fertilidade, ao início do plantio, ao nascimento de animais nas fazendas e à ida dos rebanhos para as altas montanhas. Como é um símbolo de renascimento, os cristãos o ressignificaram como símbolo do nascimento de Jesus. Mais tarde, é que ele este foi associado à Páscoa.
Os ovos são consagrados um dia antes do domingo de Páscoa e então, são compartilhados e trocados entre parentes durante a ceia de família. Representam também amizade, saúde, força e sucesso em relacionamentos amorosos.
.
A técnica Batik:
Os ovos de pato e galinha são os mais utilizados, embora não seja incomum ver pessoas usando ovos de ganso e avestruz. Primeiramente, os ovos devem ser cozidos ou se não, o conteúdo presente dentro do ovo deve ser drenado. Para que possamos retirar todo o seu conteúdo, é preciso perfurar dois pequenos orifícios nas suas extremidades e assoprar de um lado para que a substância possa escoar pelo outro. Duas técnicas podem ser utilizadas para pintar os ovos. Ovos cozidos podem ser cozidos mais uma vez, desta vez em um banho de tintura vegetal ou de corantes domésticos. No entanto, ovos ocos devem ser pintados à tinta fria.
Antes de pintar os desenhos, o ovo deve ser desengordurado e lustrado com vinagre (as cores ficam mais brilhantes com o seu uso). Os orifícios feitos para fazer escoar o seu conteúdo devem ser preenchidos com cera, para que os produtos corantes não entrem no ovo e mudem as cores da casca. A casca, por sua vez, deve estar impecável e sem defeitos nem manchas, pois a tintura usada é translúcida – por isso os banhos devem ser realizados partindo das cores mais claras para as cores mais escuras. Vários banhos permitem obter cores diferentes.
Entre banho e outro de tintura, utiliza-se a técnica batik (i.e. técnica negativa): os desenhos que devem preservar a última cor utilizada são preenchidos em seus limites com cera, usando uma ferramenta chamada kistka. Essa técnica é usada exatamente com esta finalidade. Desta forma, o próximo banho de tintura não irá apagar nem sobrepor nenhum desenho feito posteriormente.
O kistka é uma ferramenta artesanal que consiste em um pequeno cabo de madeira com um pequeno reservatório feito em couro em sua extremidade. Esse reservatório é preenchido com cera liquefeita e então usado como uma pena para escrever ou desenhar na casca do ovo.
Esse trabalho é feito alternando as camadas de cores e cera. Uma vez obtida a cor final, o ovo é colocado perto de uma fonte de calor para que a cera possa ser retirada. Quando a cera se derrete, todas as cores ficam expostas. O último passo é enxugar o ovo: ele pode ser ou mate ou brilhante. No segundo caso, o ovo é envernizado para que todas as cores fiquem mais brilhantes.




.
Outras técnicas:
Este know-how foi passado de uma geração a geração. Existem mais de 400 técnicas e elas são muito diferentes umas das outras. As mais utilizadas são as variantes da técnica batik.
Na Polônia, o termo “pisanki” é bem genérico: agrupam-se outros nomes de ovos sob este nome, mesmo que eles correspondam a outras técnicas. Uma dessas técnicas consiste em colar folhas ou outros tipos de plantas na casca do ovo antes de o mergulhar em um banho de tinta. Tirando as folhas mais tarde, podemos ver uma padronagem de plantas.
Uma técnica similar foi encontrada no centro-leste da Polônia. O nalepianki são ovos nos quais são colados papéis coloridos, formando padronagens que não podem ser retiradas depois. A técnica skrobanka consiste em mergulhar o ovo oco em um banho de tinta e então riscá-lo com uma ferramenta afiada até que a cor original surja. Finalmente, também é possível pintar padronagens com um pincel ou até mesmo em ovos feitos de madeira chamados malowanki.



.
As cores e suas significações:
As cores podem ser obtidas a partir da decocção de plantas naturais. As cascas de cebola vermelha, por exemplo, produzem uma tinta marrom-borgonha. Usando-se beterraba, obtemos uma tinta vermelha bastante viva, madeira de carvalho; preto, folhas de urtiga; verde, etc. No entanto, o método de tingimento mais utilizado hoje em dia é a partir de pigmentos sintéticos, vendidos por sua vez em pequenos sachês de pó para diluição.
Cada cor possui um significado. Considerando as que são relacionadas a Cristo, o vermelho representa o sangue de Jesus, azul representa a quaresma e o luto, enquanto o amarelo, verde e rosa simbolizam a sua Ressurreição. Porém, a maioria dos símbolos possuem origens pagãs. O vermelho pode também representar a alegria, o sol e a paixão. O preto, por outro lado, representa a eternidade e a memória. O azul simboliza a saúde e o verde, por sua vez, a esperança. Branco é a pureza do inocente e o nascimento, enquanto laranja ou marrom claro representam força e paciência. O amarelo representa o sol, a vida e os campos de trigo. Ademais, em alguns países, como a Romênia, as cores são associadas aos diversos vilarejos.
.
Padronagens e símbolos:
As padronagens possuem geralmente formatos geométricos, mas também podem ser usadas em animais ou plantas. Assim como as técnicas, as decorações podem variar de região para região.
A padronagem mais comum é a de um círculo que engloba o ovo, simbolizando o eterno ciclo do nascimento, morte e renascimento. As faixas que circulam o pisanki representam o balanço entre o lado escuro da morte e a lado claro do crescimento e do renascimento.
As ondulações e espirais representam proteção.
Pontos e pequenos círculos representam estrelas, trazendo sorte e sucesso.
Cruzes normalmente possuem um significado religioso ligado a Cristo.
A padronagem solar, muito comum na Romênia, é uma padronagem que data de uma época antes de Cristo. Ela representa a proteção. Podemos encontrá-la em vários tipos de artesanato como também em esculturas em madeira, tecelagem, etc.

Os simbolismos das padronagens combinados com os simbolismos ligados às cores faz com que cada ovo seja único em seu significado. Assim, um ovo decorado com curvas azuis simboliza a água – a água, por sua vez, simboliza a proteção contra o fogo. Logo, acredita-se que um ovo decorado em curvas azuis proteja a casa de incêndios. Além disso, a maioria dos ovos são guardados dentro das casas e são assim utilizados como amuletos de proteção.
.
A arte de decorar ovos hoje em dia:
Em alguns países, particularmente a Romênia, as técnicas de decoração de ovos são ensinadas às crianças em clubes de recreação. Muitos festivais de artesanato acontecem em vários países durante os dias da Páscoa da Igreja Ortodoxa. Até hoje, muitas pessoas ainda procuram por ovos decorados e as lojas de lembrancinhas costumam encomendá-los de maneira frequente. O turismo desempenha um papel muito importante na preservação desta arte.
Na Polônia, mais precisamente em Ciechanow, o Museu da Agricultura, Muzeum Rolnictwa, exibe uma coleção de mais de 1500 ovos. O Museu Etnográfico de Krakow possui uma exposição muito bonita de ovos pisanki também.
Na Romênia, na pequena cidade de Vama, em Bucovine, o Museu do Ovo ostenta uma coleção de mais de 6.000 ovos, originários de todas as partes do mundo (exatamente 79 países) (photos em Carnet de voyage > Noel en Roumanie > Gura Humorului ou acesse diretamente).
A popular arte de decorar ovos possibilitou a produção de objetos preciosos como por exemplo os ovos criados pela Maison Faberge, grande joalheiro russo, preservadas em vários museus pelo mundo.
Autor : Estelle Pautret
Tradutor: Gabriela Lages
Vá mais longe:
- « Les fêtes de Pâques en Pologne ». La petite Pologne. 2009. Disponible sur : http://www.lapetite-pologne.com/includes/languages/french/les_fetes_de_paques_en_pologne.html
- « Pinsanki ». Beskid, La Pologne Online. Disponible sur : http://www.beskid.com/pisanki.html
- « Pisanki ; les œufs peints et décorés de Pâques en Pologne ». Voyages Ideoz. Disponible sur : http://voyages.ideoz.fr/pisanki-kraszanki-oeufs-peints-tradition-paques-pologne/
Une réflexion sur « A ARTE DE DECORAR OVOS »